Com a fisioterapia existe uma melhora da resistência e tolerância à fadiga nesses pacientes, tanto durante atividades físicas quanto nas do dia a dia. Existem técnicas e exercícios respiratórios que têm como propósito facilitar a expectoração da secreção, melhorando a efetividade da tosse e assim acelerando o processo de cura.
Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos ou por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue. Esta doença é muito frequente e afeta pessoas de todas as idades. Muitas destas, anualmente, morrem por pneumonia.
Os sinais e sintomas mais característicos incluem febre alta, calafrios e tremores, sudorese intensa, tosse produtiva, com secreção de cor de ferrugem ou esverdeada, dor no peito, respiração e batimentos cardíacos rápidos e, em casos mais graves, coloração azulada nas extremidades, demonstrando elevado comprometimento respiratório, e confusão mental. Esses sintomas surgem aos poucos ou subitamente, mas muitas vezes decorrem de uma gripe ou de um resfriado.
Existem alguns fatores que podem elevar o risco do surgimento da pneumonia como o fumo; consumo de álcool; ar-condicionado; resfriados mal cuidados e mudanças bruscas de temperatura. Idosos e crianças são mais propensos a contraírem a doença, bem como pessoas com a imunidade baixa.