Através do tratamento fisioterapêutico o paciente com enfisema poderá levará uma vida satisfatória quando ensinado a ele respirar com o mínimo de esforço possível, estabelecendo um padrão coordenado de respiração, podendo assim aumentar a sua tolerância aos exercícios. O tratamento tem como proposta otimizar a capacidade respiratória e levar também a um melhor condicionamento físico.
É uma doença crônica, na qual os tecidos dos pulmões são gradualmente destruídos, tornando-se hiperinsuflados (muito distendidos). Esta destruição ocorre nos alvéolos, onde acontece a troca gasosa do oxigênio pelo dióxido de carbono. A doença se desenvolve geralmente em pessoas que foram tabagistas durante muitos anos e não tem cura.
Respiração ofegante com chiado, tosse, sensação de sufoco, emagrecimento, cansaço aos esforços habituais, desânimo, sedentarismo pelo cansaço são sintomas do enfisema, mas o pior deles é a insuficiência respiratória (sensação de falta de ar) que se agrava à medida que a doença progride.